Menu fechado

Mercado Municipal – Capão Raso é inaugurado no dia 30 de junho

O Mercado Municipal – Capão Raso foi reinaugurada na tarde desta terça-feira, 30 de junho. Contando com a presença de toda a diretoria da Urbanização de Curitiba – URBS, gestora do Mercado, a inauguração marca o início de uma nova fase para o complexo.

Inaugurado em 1992 no local onde ficava uma antiga madeireira, o complexo manteve as características rústicas para receber o Shopping Popular. Mesmo sendo um marco e acompanhando todo o desenvolvimento da região, o crescimento da demanda trouxe novas necessidade para o shopping, que desde 2019 vem passando por reformas e melhorias em todo o complexo para receber novas lojas, mais bancas, mais conforto e lazer a todas as pessoas que frequentam o local.

Leia mais: Confira o horário especial de funcionamento do MMCR devido a pandemia do novo Coronavírus

Assim, renovado e com um conceito contemporâneo, o novo Mercado Municipal – Capão Raso traz a história que fez do local referencia na cidade aliada com a mais completa variedade de lojas e serviços oferecidas.


Fotos fonte: Curitiba do Passado 


O novo Mercado Municipal – Capão Raso fica localizado na Avenida República Argentina, 5259, em frente ao Terminal Capão Raso.

Largo Arquiteto Ceneviva

A reforma do Mercado Municipal também homenageou um das ilustres figuras da cidade de Curitiba, o arquiteto Carlos Eduardo Ceneviva.

Placa do Largo Arquiteto Ceneviva – Mercado Municipal Capão Raso

Arquiteto e Urbanista de mobilidade urbana, Ceneviva trabalhou a vida inteiro pelo desenvolvimento organizado das cidades, sendo um dos grandes responsáveis pelo modelo de trasnporte urbano de Curitiba.

Nascido em Catanduva (SP), em 1937, cursou o ginásio e o científico em Londrina e possui um vasto curriculum na capital paranaense:

  • 1968 – formou-se na primeira turma de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR),
  • 1971 – ingressou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
  • 1973 – Na supervisão do IPPUC com participação direta no detalhamento dos setores estruturais e na implantação dos ônibus expresso.
  • 1979 e 1980 – Presidiu o IPPUC, época em que foi implantado na cidade o conceito de Rede Integrada de Transporte, com o fechamento dos terminais e tarifa única.
  • 1989 – passou a presidir a Urbs, tendo encaminhado o processo de incremento da Rede Integrada, com a implantação, em 1991, das Linhas Diretas (Ligeirinhos) e estações-tubo fora das canaletas.
  • 1992 – implantou os biarticulados no eixo Boqueirão.
  • 1995 – a frente da Urbs, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, implantou o eixo Norte-Sul.
  • 2005 – foi um dos responsáveis pela elaboração do anteprojeto de ultrapassagem nas canaletas do expresso, que culminou com a implantação do Ligeirão, primeiro no eixo Boqueirão.
Ceneviva recebendo a medalha Ordem Muicipal da Luz dos Pinhais de Curitiba, em 2018
Ceneviva recebendo a medalha Ordem Muicipal da Luz dos Pinhais de Curitiba, em 2018 (Foto: Divulgaçao/ Prefeitura de Curitiba) – via: https://www.bemparana.com.br/noticia/arquiteto-que-revolucionou-o-transporte-coletivo-em-curitiba-morre-aos-83-anos#.XvqdGyhKhPY

Confira algumas fotos de como ficou o Mercado Municipal – Capão Raso

Invalid slider id. Master Slider ID must be a valid number.

Fotos fonte: URBS 

Deixe um comentário